sexta-feira, 28 de março de 2014

Passeio ao campo - recolha de ervas

Hoje fomos passear...mas não foi um passeio qualquer!
Partimos à descoberta das coisas simples da nossa terra mas que nos passam despercebidas no dia a dia porque não as conhecemos.
Com o nosso guia particular - o dedicado professor Gaspar - saímos à rua, e logo avistámos no céu uma ave (águia); continuando o caminho, descobrimos uma diversidade de plantas que desconhecíamos ou simplesmente ignorávamos: orquídeas selvagens, bálias, rabos de gato, tomilho, oregãos, alecrim...
Sabiam que há milhares de anos a nossa terra era mar, praias? Pois é verdade, descobrimos fósseis nas pedras dos muros e, como por magia, descobrimos uma pegada de dinossauro,  mesmo a sério.
Este foi um passeio espetacular que havemos de repetir brevemente.

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow personalized with Smilebox

4 comentários:

  1. Comentários: “Brutal” (Manel), “Butal” (Gil)!!!! Fascinados! Os meus miúdos adoraram e de certeza que os outros meninos todos também... O Manel diz que conseguiu encontrar os fosseis dele sozinho e tudo! Faz-me lembrar os passeios que dava com o meu avô. O meu avo que subia as arvores, que fazia assobios de paus e canas, que nos mostrava as ervas , e nunca saía para os passeios sem a sua navalha (quando já eramos crescidos o suficiente ofereceu-nos uma). Íamos pelos campos fora a conversar , a descobrir animais e a inventar historias. Tenho muita pena que os meus filhotes não o tenham conhecido, mas tenho muita sorte porque o Professor Gaspar (tão parecido com o meu avô) mostrou-lhes nestes dias como eram esses passeios cheios de emoção e conhecimento. Obrigada pelas oportunidades gigantescas de crescer Bem que estão a dar aos nossos meninos.

    ResponderExcluir
  2. - Juliana porque é que tens estas pedras na mochila??
    - Nãooooooooooooooooo mãe!! Eu vou explicar!! São conchas que agora são pedra!!! :) :)
    Maravilhoso! Continuem o ótimo trabalho!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma iniciativa fantástica!!! A Catarina adorou a pegada de dinossauro!!
    - Mãe, como é que ainda lá está a pegada, se os dinossauros viveram há tantos anos?!
    Fico muito satisfeita que a minha filha tenha a oportunidade de conhecer o meu professor de Latim do Secundário, o prof. Gaspar, um excelente mestre, sem dúvida!!! Votos de continuação de bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. ..... e por caminhos verdejantes do nosso Ribatejo se formam eco - alunos!Parabéns!

    ResponderExcluir