quinta-feira, 13 de maio de 2010

Semana da ciência



No Agrupamento de escola de Ourém, o pré-escolar realizou a "Semana da Ciência". Decorreu entre os dias 3 a 7 de Maio. O nosso jardim aderiu à iniciativa e, diariamente, todos grupos realizaram pelo menos um experiência.

O culminar da actividade foi a realização de uma experiência conjunta. Quisemos saber quais eram as frutas que flutuavam ou não flutuavam.

Antes da actividade acreditávamos que os frutos pequenos iriam flutuar e os grandes iriam afundar-se. O resultado foi inesperado ora vejam as tabelas e observem a tina com água... Agora fica o desafio,... experimentem!

Visita de estudo - 2ª parte - Pavilhão do Conhecimento do Mundo








Fomos almoçar ao Parque das Nações.

Depois do almoço cada grupo explorou o espaço como quis. Os meninos de 5 anos foram ver os instrumentos musicais gigantes, os de 4 anos foram fazer um jogo e os de 3 anos foram ver os barcos no rio Tejo.

A casinha inacabada é muito bonita. Ela é inacabada porque nunca fica pronta. Nós fomos os construtores. Usámos a grua, os carrinhos de mão para transportar os tijolos, o comboio. Havia uma cancela que levantava para passar o comboio. Tivemos que usar capacetes como os homens das obras e no fim tivemos que arrumar tudo.

Depois fomos fazer experiências. Andámos num carro com rodas quadradas, vimos um balão de ar quente a levantar voo, uma bola que nunca caía, um redemoinho, um microfone de fazer eco... Foi uma correria para experimentar tudo.

No fim fomos ver uma exposição sobre os extremos terrestres: o pólo e os seus animais, o deserto, vimos um vulcão subaquático,... Vimos ratazanas (vivas) peixes estranhos, um búfalo, um urso, uma avestruz, um veado e um camelo de verdade só que estavam embalsamados. Vimos algumas plantas, um cacto gigante.

Foi um dia de magia!!!

Visita de estudo ao museu da marioneta










Realizou-se no dia 6 de Maio a visita de estudo de final de ano. Vamos descrever a primeira parte da visita. Partimos do jardim às 8 horas da manhã.

Chegámos ao Museu da Marionetas por volta das 10 horas. Durante a visita vimos marionetas grandes, médias e pequenas. Existem muitos tipos de marionetas com várias formas de boca. Há os fantoches que se mexem com 3 dedos: o dedo indicador é para mexer a cabeça, o dedo médio mexe o braço direito e o polegar o braço esquerdo.

Vimos uma máquina de fazer trovoada: era uma caixa de madeira com pedras lá dentro. Tinha uma roda. Quando rodava fazia o barulho do trovão.

Vimos uma máquina de fazer o som do vento vvvvvv... vvvv.... Era uma roda gigante com várias ripas e um pano que cobria as ripas. Qaundo a roda girava fazia o som do vento.

Os fantoches gigantes eram para as pessoas vestirem. As pessoas vestem-se de preto para ficarem invisíveis. O fundo do palco também tem que ser preto.

Também vimos marionetas de sombra. Algumas eram feitas com pele de animais: pele de burro e camelo. Mexem-se com paus. é preciso um pano branco e uma luz a bater no pano para fazer a sombra.

Depois fomos para o atelier e fizemos as nossas marionetas.

Os meninos de 3 anos viram um teatro de marionetas em vez do museu.