terça-feira, 25 de março de 2014

Pegar na tela... Começou a primavera!

Começou a primavera!!! Pegámos na tela e colocámos debaixo do braço, agarrámos as caixas dos lápis de cera e fizemos-nos à estrada.  Entrámos na primeira estrada de terra batida que encontrámos. Na primeira pedra sentámos-nos. Abrimos o estojo e  os traços foram surgindo na folha... Começou a primavera!!!

Projeto Ilídio Pinho

 Pois é o nosso projeto foi aprovado para desenvolvimento. Mas como todos sabemos já está em franca execução. Seja qual for o resultado ninguém nos pode tirar os olhares deslumbrados, os receios e o prazer de tocar noutros seres vivos e de descobrir como sentem, vêem,... as questões que se levantam será que cheiram? Eu também posso ver com a lupa? ... Como toda a caminhada se faz caminhando aqui fica mais um registo. Na 6ª feira estivemos a pôr mais minhocas na nossa minhocultura e a pergunta surgiu: - as minhocas vêem?  Elas têm olhos? . - Não elas não precisam vivem debaixo da terra e lá não há luz. Então como é que elas sabem o que está lá? ...
Fizemos um jogo. Fechámos os olhos e, com as nossas mãos sentimos o rosto do outro. Depois vendámos os olhos a um menino e ele teve que descobrir quem era o amigo que veio até junto dele usando o tacto. Pois é as minhocas não vêem mas sentem... porque no seu corpo há sensores... e o nosso corpo também tem sensores?




Visita da Suma

Na 2ª feira recebemos a visita da Suma. que trtata da recolha, reciclagem do lixo e preservação do ambiente. Vieram ao nosso Jardim fazer uma sensibilização sobre o respeito pelos sinais ." Respeitar os sinais é sinal de civismo - cuide da sua rua como da sua casa". No final ofereceram-nos uma jarrinha feita com plástico reciclado que vamos utilizar para uma experiência.