sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia Mundial da Criança - 1 de Junho de 2012

Que meninos sortudos estes!!! No dia 30 foram a Ourém comemorar o Dia Mundial da Criança, uma festa muito bonita que a Câmara Municipal de Ourém organizou. Hoje comemorámos no Jardim. Fomos dar um grande passeio pelo campo que terminou com um piquenique. Pelo meio ainda fomos visitar as Cisternas dos Capuchos (as famosas cisternas que estavam programadas no projeto Kidsmart...). Quando olhámos percebemos a origem do nome: o telhado da cisterna tem a forma de um capucho, daí o seu nome (?)... "Não!" - disse alguém - "...chama-se assim porque o dono se chamava Capucho"... Vamos esperar pode ser que alguém que nos veja confirme qual das versões é a verdadeira... No caminho encontrámos um moinho destruído. Na sua parede tinha uma pintura... "Olha uma pintura bonita!!!". "Eu adoro estas coisas". - disse o Lourenço.
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This picture slideshow personalized with Smilebox

5 comentários:

  1. O nosso amigo João e a nossa amiga Bia estavam doentes e não puderam participar. Mas não se esqueceram de telefonar a desejar um bom dia. O João mandou gomas pelo mano. O nosso David também não veio. Que pena não viu a casa do gigante.
    Obrigado amiguinhos e fiquem bons depressa, temos que ensaiar... Shiuuu não se diz nada aos pais e às mães é segredo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois o Joao ficou um pouco triste por nao ir ao piquenique mas a mae tentou compensar e fez o piquenique na varanda e ele ficou um pouco mais animado! Ele ficou contente porque os seus amiguinhos gostaram das gomas! Beijinho Mena amanha estara de regresso o Joao!

    ResponderExcluir
  3. Mas que passeio espetacular, espero que os meus meninos se lembrem do caminho para ir mostrar aos pais! Estou desejosa de ver no local a pintura, que pelo o que me parece é de um jovem artista plástico cá da terra cujo trabalho é reconhecido a nível nacional. Quem sabe o Lourenço também segue essa vertente artistica... Foi pena o Manel ter regressado mais cedo, faço ideia a atrapalhação!!! Coitadas da Cidália e da Gena...um beijinho de agradecimento por terem que aturar estes momentos críticos e tão pouco agradáveis dos nossos pequenos. O dia terminou em beleza com uma banhoca na rua e um jantar de salsicha e sem sopa.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei muito deste passeio apesar de me ter cansado um bocadinho, porque andámos muito.Gostei muito do pic-nic, foi divertido,gostei também de ver a cisterna do capucho.Eu queria que fosse outra vez dia da criança..........

    ResponderExcluir
  5. Verifiquem em: http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007-AP-SerraAiresCandeeiros/Visitar+Area+Protegida/Sugest%C3%B5es+Visita/Percursos+pedestres/Ficha+de+Percurso/SABER+MAIS+PPBairro-Casal+Farto.htm?res=1680x1050

    Cisternas
    A grande permeabilidade do calcário, determinou que a água, constituísse desde sempre, um factor limitante à ocupação desta região. As formas de recolha e armazenamento, assumem assim nesta área, tipologias diversificadas em que a pedra, matéria-prima por excelência, está sempre presente, seja no aproveitamento das cavidades naturais ou artificialmente construídas. Para manter a água limpa, os reservatórios eram protegidos através de pequenas construções quadrangulares ou circulares, cujas coberturas são frequentemente de duas águas e tronco-cónicas, como é o caso que se observa. Desviando para a direita cerca de 100 metros, poderá ainda visitar um outro núcleo de cisternas bastante invulgar, conhecidas como as do Capucho, devido à forma da sua cobertura. Estas cisternas, recuperadas no âmbito do programa da Qualificação de Aglomerados Rurais do PNSAC, apesar de privadas, conforme data da última escritura de 1922, eram utilizadas no Verão como local privilegiado de recreio balnear.

    ResponderExcluir